top of page
Contraste de passados
Pretérito Imperfeito
Ações a decorrer no passado (não terminadas)
Descrever o passado
Exemplo: A Ana tirava fotografias no campo.
Pretérito Perfeito Simples
Ação pontual no passado (completamente realizada)
Narrar o passado
Exemplo: Começou a chover.
A Ana tirava fotografias quando começou a chover.
Atividades
1
Perfeito ou imperfeito?
1- Quando o David (guardar) os presentes apareceu a Laura.
A. _____________ = A Laura descobriu os presentes.
B. _____________ = A Laura não viu os presentes.
2- A menina perguntou sobre o acontecido. O seu pai não (saber) que contestar.
A. ____________ = Não sabemos se explicou ou não.
B. ____________ = Não lhe deu uma explicação.
3- Ontem as vizinhas organizaram uma festa, mas o Rui não (querer) ir.
A. ___________ = Não sabemos se o Rui mudou de opinião.
B. ___________ = Não foi à festa.
4- O escritor entregou o seu romance. À editorial (parecer)-lhe uma boa obra.
A. ___________ = A editorial ficou contente com a obra.
B. ___________ = Não sabemos se finalmente a editorial ficou contente com a obra.
2
Perfeito ou imperfeito?
1- Quando a Maria chegava/chegou ao escritório viu umas flores.
Interpretação: As flores estavam dentro do escritório.
2- Quando o João levava/levou ao filho à escola, o carro ficou avariado.
Interpretação: O carro parou antes de chegar à escola.
3- Quando a Rita ia/foi embora apareceu o Miguel.
Interpretação: A Rita viu ao Miguel.
4- Quando o Luís saia/saiu de casa, chegou o seu irmão.
Interpretação: O Luís não viu ao seu irmão em casa.
3
Ligue a coluna da esquerda à coluna da direita.
1- Hoje de manhã
2- Antes
3- Ultimamente
4- Há cinco minutos
5- Este ano
6- Há treze anos
7- Antigamente
8- Dantes
9- Ontem à noite
10 - Na última semana
a- iam poucas mulheres para a universidade.
b- tive o meu primeiro exame.
c- tenho ido beber um copo com os colegas da faculdade.
d- fui à primeira aula de Português.
e- comecei a trabalhar.
f- escreviam-se cartas de amor.
g- acabei de ver a série Glória.
h- tenho lido o livro Vamos comprar um poeta.
i- dei o meu primeiro beijo.
j- não estudava português, agora estudo.
4
Preencha os espaços com as formas verbais do Pretérito Perfeito Simples e do Pretérito Imperfeito do Indicativo.
DAS CAVERNAS AOS FOGUETÕES!
Há muito muito tempo _________ (haver) um homem que ___________ (viver) muito insatisfeito numa caverna. Ele ________ (ficar) dias e dias, meses e meses a pensar no que ________ (poder) fazer para ter uma vida mais interessante.
A pensar no inverno que __________ (avizinhar-se), ele _________ (decidir) inventar o aquecimento central, um sistema de tubagem de libertação de calor onde a temperatura _______ (poder) ser regulada. Assim, ________ (pegar) em duas pedras e _________ (bater) com força uma contra a outra até fazer faísca. Depois disso, sempre que ________ (querer) aumentar o calor, apenas _________ (precisar) de juntar mais uns pauzinhos.
Para caçar mais rapidamente __________ (pensar) em criar um veículo capaz de atingir uma velocidade de aceleração de 100 km em dois segundos, com jantes de liga leve e pneus energicamente eficientes e seguros. _________ (procurar) uma grande pedra e _______ (começar) a desbastá-la a toda à volta até ela ficar redonda. _________ (fazer) a mesma ação com mais três pedras, ________ (colocar) um pedaço de madeira a unir as quatro rodas. __________ (encontrar) uma descida acentuada e __________ (aventurar-se) no seu Porsche.
Por fim, chateado por estar constantemente a perder-se nas suas caçadas, o homem __________ (resolver) elaborar um sistema de posicionamento global (GPS) através da localização por satélite. Para o efeito ele ________ (ter) de usar um dispositivo móvel que ________ (ser) constituído por um prato quadrangular onde _______ (pôr) uma colher de ferro magnético no centro do prato que _______ (indicar) o norte.
5
Preencha os espaços com o Pretérito Imperfeito ou o Pretérito Perfeito Simples.
1. Quando _________ (ir) pela rua, _________ (encontrar) o Mário.
2. Eu _________ (estar) a ouvir música, quando o telefone _________ (tocar) e não o ___________ (ouvir).
3. Toda a família _________ (dormir) profundamente, quando tu, eufórico, _________ (tocar) à campainha para dizer que tinhas ganho dois bilhetes para o concerto do Rui Veloso.
4. O Bruno e a Catarina _________ (estar) a discutir, quando a tua prima _________ (chegar).
5. Quando eu _________ (entrar) no meu carro, vi que _________ (ter) duas chamadas não atendidas tuas no telemóvel.
6
Complete os espaços com o Presente, Pretérito Perfeito, Pretérito Imperfeito e Pretérito Mais-que-perfeito Composto do Indicativo.
A MINHA PAIXÃO ADOLESCENTE
_____________ (apaixonar-se/ eu) perdidamente quando _________ (ter) 16 anos. Eu _______ (ser) uma adolescente muito bonita e muito vaidosa. Não _________ (ter) muito dinheiro, por isso _________ (fazer) uma grande parte da minha roupa e já _________ (ter) uma boa noção de estética.
__________ (existir) um café onde eu e as minhas amigas nos encontrávamos. Hoje em dia as pessoas _________ (sentar-se) em frente ao computador e _______ (ver) as novidades no Facebook. No fundo, chatávamos no café e ao vivo.
Para chegar ao café, eu _______ (ter) de descer um enorme passeio que usava como passarela. Toda a gente _________ (conseguir) ver-me desfilar pela rua. _______ (fazer) aquele percurso várias vezes ao dia e assim todos os rapazes _________ (poder) ver-me, um em especial: o Zé. O Zé ________ (ser) muito extrovertido e sedutor. _______ (ser) o Don Juan da zona.
No dia em que nós ________ (falar) pela primeira vez ele ______ (vir) de Porsche, mas eu já ______ (ver) o Zé com um Mercedes e, ainda, com um Chevrolet que ele _______ (importar) dos EUA. Naquele dia, eu ________ (descer) a minha passarela rotineira e ________ (passar) por ele. Ele _______ (dirigir-se) a mim e _________-me (perguntar): "_________ (querer) dar uma volta no meu carro?" Todas as raparigas _______ (fazer) fila para andar com ele num dos seus carros. Eu __________ (aceitar), mas _______-lhe (dizer) com um ar desafiador: "________ (poder) ir passear contigo, mas _________ (nós/ir) a pé!" Ele ________ (ficar) extremamente surpreendido com a minha resposta, mas _______ (aceitar) o desafio.
Nós _______ (andar) a pé uma hora e meia a conversar e __________ (apaixonar-se). Durante o passeio, ele ________ (dizer): "Tu _________ (ser) diferente das outras mulheres!"
Há algum tempo outra pessoa _________ (voltar) a dizer-me a mesma frase que o Zé me _________ (dizer) há muitos anos. Foi então que ________ (perceber) aquelas palavras e _________ (recordar) a minha primeira grande paixão.
7
Complete os espaços com os tempos adequados.
TEORIA DA EVOLUÇÃO
Charles Darwin tinha razão! Ele defendeu que a evolução das espécies era feita através de uma seleção natural, em que os mais adaptados sobreviviam e os menos adaptados desapareciam.
Ao longo da evolução social, a seleção natural ________ (eliminar) a minoria mais frágil e inadaptada e ________ (selecionar) uma maioria que _________ (sobreviver) por estupidez natural. Senão, vamos ver os seguintes exemplos:
1- No filme A Idade do Gelo, o esquilo que _________ (sobreviver) a todas as catástrofes naturais ________ (ser) o mesmo que as _________ (causar). Tal como hoje em dia, as pessoas que _________ (sobreviver) às catástrofes económicas __________ (ser) as mesmas que as __________ (provocar).
2- Na Idade de Pedra, o Homem _______ (criar) o fogo e ________ (queimar-se) nele. Igualmente, o Homem ________ (criar) a tecnologia e ________ (ficar) escravo dela.
3- No início da Era Industrial, o operário que _________ (produzir) os automóveis em série _______ (ser) o mesmo que ________ (andar) a pé. Hoje, aqueles que ___________ (confecionar) calças, casacos e vestidos ao preço da chuva são os mesmos que _______ (ir) ao shopping gastar uma fortuna neles.
4- Franz Reichelt _________ (criar) um casaco paraquedas com o qual ________ (acreditar) conseguir planar ou voar. Quando _________ (experimentar) a sua invenção, _________ (morrer), fazendo um buraco de cerca de 30cm no solo. As telecomunicações também _______ (ser) criadas para aproximar o homem. No entanto, hoje, elas ________ (aproximar) os que estão longe mas _______ (afastar) os que estão perto.
Sem dúvida, _________ (estar/nós) perante a verdadeira sobrevivência da estupidez natural!
bottom of page